Publicar, compartilhar, curtir e comentar pode sair caro

Hoje em dia são poucas as pessoas que não acessam as redes sociais ou que não utilizam outros aplicativos de informações e comunicação, não é mesmo!?

Então, em questão de segundos, todo conteúdo publicado, compartilhado chega ao conhecimentos de muitas pessoas. Uma curtida sua ou comentário, também ampliam o leque de pessoas que terão visualizado a postagem em seu feed de notícias.

Tempos atrás, publiquei aqui um post alertando sobre conteúdos publicados nas redes sociais, que poderiam ser utilizados como rede de informações para criminosos ou até mesmo como prova em processos judiciais. E isso vem se confirmando, inclusive sendo fonte para os juízes exigirem pagamentos de débitos, negarem parcelamentos ou benefícios aos devedores que se dizem incapazes de quitar seu compromissos. Confira nessa notícia : Ostentação das redes sociais vira prova na Justiça contra “caloteiros” no Jus Brasil

Mas além disso, devemos tomar muito cuidado ao publicar, comentar, curtir ou comentar postagens. Embora exista o direito constitucional de livre expressão, precisamos ter cautela pra não gerar conteúdo ofensivo a moral das pessoas que nos referimos. Ainda que não seja expresso o nome da pessoa, se pelo conteúdo por possível identificar a pessoa “atacada”, mesmo assim tal ato pode gerar o dever de indenizar do autor das publicações caso a pessoa ofendida ingresse judicialmente com esse pedido. Caso recente na minha Cidade ocorrei envolvendo o prefeito e seus 18 assessores. Nesse caso o comentário saiu bem caro!

Talvez você esteja se perguntando… mas se eu somente compartilhar conteúdo divulgado por outra pessoa ou curtir, também terei que indenizar?? Muitos juízes entendem que se você está auxiliando na divulgação do conteúdo ou curtir qualquer postagem ou comentário, está indicando que concorda e apoia a informação e, sendo assim, pode igualmente ser chamado a reparar a ofensa realizada nas mídias sociais.

Cautela, atenção e cuidado nunca são demais!!!

Fonte da imagem: plus.google.com

Anúncios

Um comentário sobre “Publicar, compartilhar, curtir e comentar pode sair caro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s