6 Tendências Educacionais para professores de Direito

por Izabel Vargas

A fórmula em que o professor explica e o aluno recebe o conteúdo passivamente está com os dias contados. Com a inserção da Tecnologia no dia-a-dia dos estudantes, as metodologias de ensino estão se reinventando para auxilar e otimizar o trabalho do professor.

Mas como escolher o método de ensino mais adequado para seus alunos? Para entender como lidar com este novo cenário e como adotar as novas práticas pedagógicas, reunimos 6 tendências educacionais para inovar a sala de aula. O melhor é que nenhuma delas requer conhecimento técnico ou investimento financeiro, possibilitando a aplicação imediata.

#1 Sala de Aula Invertida (The Flipped Classroom): Trata-se de reverter o fluxo tradicional da aula para que os alunos estudem o conteúdo ou façam a lição de casa antes de chegar à escola. Assim, o tempo em sala de aula é dedicado a aprofundar o conteúdo e promover atividades participativas. Saiba mais sobre como aplicar a Sala de Aula Invertida aqui.

 #2 Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): A essência dessa técnica é ampliar o aprendizado para além do referencial teórico, motivando os alunos a aprender um determinado conteúdo na prática, por meio de projetos ou estudo de casos, essencial no aprendizado do Direito. Saiba aquicomo implementar a ABP na sua aula.

#3 Aprendizagem Ativa: Aprendizagem Ativa é uma metodologia de ensino baseada na participação, motivação e dedicação por parte dos alunos. O estudante é diretamente responsável pela sua própria aprendizagem e os educadores são responsáveis ​​por orientá-los.

#4 Aprendizagem Combinada (Blended Learning): Esse método baseia-se na combinação de aulas presenciais com aulas online. Graças a plataformas de educação online e gratuitas, o Blended Learning tornou-se uma das melhores opções para executar uma aprendizagem de qualidade.

#5 Gamificação: Esta metodologia utiliza jogos de aprendizagem para que os alunos aprendam, quase sem perceber, de forma natural. Este método está em vigor há muito tempo na educação infantil e e tem ganhado a atenção de alunos que se preparam para exames como a prova da OAB e Concursos Públicos.

#6 Aprendizagem Móvel (Mobile Learning): Os celulares cada vez mais contribuem para a expansão do conhecimento e da educação já que possibilitam o amplo acesso de informações e conteúdos a qualquer momento, de qualquer lugar. Para saber mais sobre como utilizar a aprendizagem móvel para melhorar a participação e rendimento dos alunos clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s