Advogados, eternos estudantes

Nós advogados precisamos ter em mente que nunca deixaremos de ser estudantes. Precisamos estar constantemente estudando e se atualizando para melhor atender aos nossos clientes e melhor resolver seus conflitos.

No entanto quando se fala em estudos, não necessariamente estamos falando em cursos, pós-graduação, mestrado… enfim. Nosso estudo deve ser diário e realizado a cada novo caso que surge em nosso escritório. Cada dia mais a população evolui e se depara com situações e conflitos totalmente novos. Além disso, o brasileiro, conhecido pelo “dar seu jeitinho”, consegue ser ainda mais inovador na forma de encarar e buscar resolver os litígios até que chegam em nosso escritório. Nunca conseguiremos imaginar e prever todas as situações que um dia cruzarão por nós.

advogado eterno estudanteSendo assim, não podemos ficar vinculados a atualização somente em cursos de extensão ou nas cadeiras universitárias, mas sim dentro de nossos escritórios, pesquisando os novos entendimentos dos magistrados e também buscando desenvolver uma linha própria de raciocínio a ser levada aos Tribunais. Nó também somos formadores de teses e somos responsáveis pelo avanço e evolução nos entendimentos jurisprudenciais. Cabe a nós apresentar uma nova visão diante de novos quadros.

Por isso e para isso, precisamos estar constantemente lendo: absorvendo a legislação e  a aplicação dela.  Mas mesmos assim, como eternos estudantes precisamos ser humildes e ter ciência que nunca teremos pleno conhecimento e domínio de todo e qualquer assunto. Mas se soubermos onde buscar a informação, seremos tão aptos quanto aqueles que já conhecem o assunto. Ser humilde e dizer ao cliente que precisaremos estudar com mais calma o caso dele, para então lhe transmitir os caminhos que podemos seguir, não desqualifica o profissional. Pelo contrário, na minha opinião, demonstra transparência e ética no exercício da nossa profissão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s