Exame da Ordem: 7 dicas para estudar sozinho

Izabel Vargas

GoConqr

Os recursos para estudar hoje em dia são infinitos. Cursos on-line, ferramentas digitais e grupos de estudos estão cada vez mais acessíveis e valem a pena ser utilizados. No entanto, a parte mais importante na preparação para uma prova é a dedicação do candidato.

Então, ainda que você estude com afinco na Universidade, no cursinho ou utilize materiais que estão aí na rede, é fundamental dedicar tempo para estudar sozinho, de acordo com seu estilo de aprendizagem pessoal. Para facilitar o seu planejamento, reunimos aqui 7 dicas para estudar sozinho para o Exame da Ordem.

  1. Organize o seu espaço

O estudo produtivo envolve concentração e é difícil obtê-la quando estamos em um ambiente barulhento, bagunçado ou quando não temos um espaço adequado. Não é uma boa ideia estudar sentado no sofá ou em frente à televisão. Sua postura ficará comprometida, bem como o seu humor e capacidade cognitiva. Sugerimos que organize um cantinho da mesa, escrivaninha ou onde for melhor para você, desde que esse lugar seja exclusivo para estudo e livre de distrações.

  1. Planeje seu horário de estudo

É preciso sacrificar o seu tempo em prol dos estudos, pois a recompensa é a tão desejada aprovação na prova da OAB. Recomendamos que estude sempre no mesmo horário de maneira a criar uma rotina. Caso trabalhe em mais de um período, uma saída é fazer leituras antes de dormir e deixar o estudo mais pesado para as manhãs de sábado ou domingo. É vital, neste caso, manter a disciplina e cumprir os horários aos quais você se comprometeu em seu Plano de estudos.

  1. Respeite o seu corpo

Além de um espaço e um horário apropriado, é preciso atentar para o estado do nosso corpo em geral. Estudar com sono, dor de cabeça ou cansaço pode ser uma tarefa onde você irá despender muita energia e obter pouco resultado. Procure ter boas noites de sono, cuidar da alimentação e saúde em geral.

  1. Seja esperto e utilize bem o tempo no transporte

Uma dica útil para quem utiliza ônibus, trens ou metrôs é utilizar o tempo durante esses traslados para estudar provas anteriores, praticar sua memória sobre Vocabulário e Leis (veja Flashcard abaixo) ou textos relevantes. Outra ideia é ter seu material de estudo em dispositivos móveis (celulares, tablets, etc.) para revisar em momentos de espera, como numa sala de espera de médico ou filas de banco, por exemplo.

https://www.goconqr.com/pt-BR/p/565611-Vocabul-rio-Jur-dico-flash_card_decks?frame=true

  1. Foco no objetivo

Só a verdadeira compreensão de que o sacrifício do estudo é apenas um degrau para alcançar algo muito importante na sua vida é que nos possibilita a superação. Seja verdadeiro sobre seus objetivos de vida e, se chegar à conclusão que a Ordem da OAB é valiosa para você, dedique-se. Faça o melhor que puder e use sua inteligência para um bom planejamento de estudos.

  1. Para otimizar o tempo

Quando entramos em qualquer jogo, precisamos saber sob quais regras estamos jogando. Ainda mais se estamos falando de uma prova baseada nas noções jurídicas. Conheça o histórico de provas e entenda como elas são elaboradas. Só assim você será objetivo em seus estudos e estudará aquilo que é de fato relevante.

  1. Ferramenta Ideal

Para se preparar para o OAB sozinho você pode começar organizando o seu conteúdo em um Caderno On-line. Para ajudar a criar seus resumos e a memorizar informações você pode utilizar ferramentas como Mapas Mentais e Flashcards. E não se esqueça que uma das melhores técnicas de estudo e com melhor resultado é praticar com provas anteriores.

Pratique seu conhecimento com o Simulado On-line gratuito da plataforma de educação, GoConqr. O resultado do seu desempenho sairá automaticamente ao final do teste!

https://www.goconqr.com/pt-BR/p/601945-Simulado-OAB–quizzes?frame=true

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s