1 milhão de estudantes e professores juntos em Plataforma de Educação On-line

por Izabel Vargas 

Examtime

GoConqr, start-up irlandesa com versão em Português, recebe, diariamente, o equivalente a 4 mil inscrições de usuários por dia. Apps impulsionaram crescimento no Brasil  

Ao longo dos últimos anos, muito se tem falado sobre o potencial da tecnologia para aprimorar a aprendizagem. Com a adição de ferramentas digitais à educação tradicional, GoConqr, plataforma de educação on-line gratuita, é uma evidência dessa tendência crescente.

Em dois anos e meio, mais de 1 milhão de membros de todo o mundo, incluíndo o Brasil, juntaram-se à plataforma – que, atualmente, recebe inscrições equivalentes a uma pequena universidade com 4 mil estudantes, todos os dias. Os apps gratuitos para iOS e Android, lançados recentemente, impulsionaram o crescimento na versão brasileira da plataforma.

GoConqr, que já ultrapassou os 40 milhões de acessos, incentiva alunos e professores a criar materiais de estudos com o uso de ferramentas digitais gratuitas como Mapas Mentais, Flashcards, Simulados e Caderno On-line. Em quatro versões (Inglês, Espanhol, Português e Alemão), GoConqr permite que estudantes e professores trabalhem de forma colaborativa.

Fundador da plataforma, o irlandês Dualta Moore explica: “Queremos inspirar os alunos a ter maior controle de sua aprendizagem e professores a se aproximarem da nova geração de estudantes. Nossa visão é a de que receber o conteúdo passivamente não leva a uma aprendizagem profunda. Ao darmos ao aluno a capacidade de criar os seus próprios materiais de estudo, possibilitamos que ele se torne um ator ativo no processo de aprendizagem.”

A prova do sucesso de GoConqr é que a plataforma recebe mais de 30 mil inscrições por semana, de usuários de todo o mundo. Juntamente com o Reino Unido, Espanha e os EUA, o crescimento no número de usuários se mostra em forte ascensão no Brasil, México e Colômbia.

Moore acrescenta que, embora haja apelo global, o comportamento dos usuários varia em cada região. “No Reino Unido, por exemplo, o planejamento parece ser uma parte fundamental do processo de aprendizagem, os usuários passam mais tempo elaborando o Calendário de Estudo e planos de aulas. Na América Latina, os usuários têm um grau muito maior de colaboração; a velocidade com a qual eles compartilham com os seus amigos o conteúdo criado é muito maior. Já nos EUA, o uso está concentrado nas instituições de ensino; os professores criam recursos com as ferramentas digitais e os incluem no plano de aula”.

O próximo passo para Moore e a equipe de GoConqr é atingir 2 milhões de usuários até o fim do ano.

Sobre GoConqr

GoConqr (anteriormente conhecida como ExamTime) identificou que o potencial da plataforma se expandiu ao longo do anos. Alunos e professores, muito mais do que apenas utilizar as ferramentas para alcançar boas notas em exames (uma referência à ExamTime), passaram a utilizar as ferramentas para uma aprendizagem mais profunda e a longo prazo.

Daí a motivação para adequar o nome da plataforma ao uso que de fato estava sendo feito por seus usuários: a conquista do conhecimento.

GoConqr oferece, gratuitamente, ferramentas como Mapas Mentais, Caderno On-line, Flashcards (cartões de memorização), Simulados e Calendário de Estudo com as quais os usuários criam seus próprios materiais de estudo. As ferramentas são baseadas em técnicas de estudo que comprovadamente facilitam a absorção do conteúdo e otimizam o tempo de estudantes e professores.

Além de criar e compartilhar materiais de estudo, também é possível acessar mais de 1 milhão de materiais já criados por outros usuários na biblioteca pública da plataforma. Além disso, os Grupos de Estudo de GoConqr também permitem que professores avaliem o desempenho dos alunos na realização de testes e simulados.

GoConqr tem versões em Inglês, Espanhol, Português e Alemão. A empresa tem escritórios em Dublin e Belfast, na Irlanda, e emprega 25 pessoas.

Saiba mais: http://www.goconqr.com/pt-BR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s