Seu veículo foi clonado? Saiba o que fazer

Você dirige com toda cautela, observa todas as normas de trânsito, obedece rigorosamente o limite de velocidade mas é surpreendido com uma multa de trânsito. Consultando a multa, verifica que naquele dia e horário você não estava naquele local, sequer perto.

Fonte da imagem: multiradar.com.br
Fonte da imagem: multiradar.com.br

Acha estranho, mas ainda não encontra nenhuma explicação/justificativa para aquele fato.  Resolve consultar o site do DETRAN e …. SUPRESA!!! Além dessa, você tem mais penalidades: todas elas em local e horários estranhos aos seus.

SIM! Seu carro foi clonado, não há outra explicação. Mas e agora? O que deve ser feito para buscar anular, paralisar e proteger-se de outras penalidades ainda mais graves?

Primeiro passo: busque indícios, provas e registros que comprovem que você não estava naqueles dias, horários e locais das multas. Como? Você pode juntar notas fiscais, comprovantes de estacionamento, registro do sistema de segurança de sua casa ou outro local que esteja, fatura de cartão de crédito, e porque não, postagens em redes sociais.

Com isso em mãos, você deve realizar o registro de um Boletim de Ocorrência. Leve também documento pessoal, documento do carro, as multas ou listagem das penalidades do site do DETRAN.

Feito esse registro, vá até o DETRAN e solicite o registro de suspeita de clonagem. Você pagará a taxa de vistoria do seu automóvel, a qual você deverá ter sempre eu seu veículo junto da Ocorrência Policial. No DETRAN, além da taxa paga, será exigido documento de propriedade dele, carteira de habilitação, ocorrência policial e multas de trânsito.

Esse procedimento servirá para que o clone seja identificado, pois a informação de suspeita de clone ficará informada no sistema. O veículo que não estiver portanto o Boletim de Ocorrência e Vistoria, será retido e considerado o “clone”. Muito bem… mas e as multas?

Fonte da imagem: www.expressaseguros.com.br
Fonte da imagem: http://www.expressaseguros.com.br

As multas deveram ser questionadas através de recurso, anexando toda a documentação da suspeita de clone, além da comprovação de que você não estava naquele local, dia e horário, ou seja, de que não poderia ser você o infrator de trânsito. Além de documentos, em caso de multas com registro de imagem, você também pode buscar características do clone que sejam diferentes do seu. O recurso será julgado, e através dele que as multas serão anuladas, não exigindo-se o pagamento da multa, nem sendo registrados os pontos na habilitação do condutor.

15 comentários sobre “Seu veículo foi clonado? Saiba o que fazer

  1. Muitas pessoas preferem vender o veículo, visto a burocracia e a dificuldade de provar que existe um clone, e de ganhar os recursos de multas, por isso, parabéns pela postagem!

  2. tive a placa do meu carro clonada fiz todos os tramites para solucionar o caso ocorrencia policial delegacia do bairro pericia do veiculo na drfa rj e contato com detran rj este me informou que teria que arcar com o custo de troca de placas mais revoltado fiquei pois se tem placas refletivas com targetas e lacres para naõ ser ter clonagem como vou ser penalizado com o custo de um processo e troca de placas estou sendo penalizado por ter o carro clonado? e os orgos competentes naõ dao soluçaõ para o caso ja que continuo recebendo multas algumas destas com fotos que comprovam que naõ e o meu veiculo da foto da multas pois formato das alfas e numeros saõ diferentes das do meu veiculo e as outras que naõ tem fotos como resolvo?
    ate quando vou ter que ficar recorrendo de multas feitas pelo clone? naõ vaõ prende-lo? para eu ter um pouco de paz e tranquilidade para rodar com meu veiculo

    1. Olá!
      Aqui no RS apenas ocorre a substituição de placas mediante o ingresso de ação judicial.
      Diante do seu caso, lhe oriento a buscar também alguma solução (custo da nova placa e anulação de multas) pela via judicial, caso as penalidades de trânsito também não foram baixado mediante defesa e recurso na esfera administrativa.

  3. Pois eu sofri um caso parecido fiz tudo que vcs falaram como não fui com advogado não importa pois não adianta nada pois não temos direito meu carro duble foi para leilão e eu acabei minha habilitação casada

    1. Uma pena não tenha tido sucesso. No final do ano de 2016, um de meus clientes recebeu em casa o comunicado de que a multa e pontuação tinha sido anuladas e, claro, aceita e comprovada nossa argumentação de clone.

  4. No meu caso, a placa foi clonada, mas o carro e marca são diferentes. O carro da multa é um corolla e o meu um face. O que fazer?

  5. O que fazer meu carro foi clonado o carro esta parado na garagem tem mais de ano e um carro antigo Ano 1999 8 cilindrada uma mercedes E 55 AMG o carro nunca saiu de Brasília-DF apareceu uma multa no interior de São Paulo na contramao DER o que devo fazer queria uma sugestão por favor me ajudem.

  6. O que fazer meu carro foi clonado o carro esta parado na garagem tem mais de ano e um carro antigo Ano 1999 8 cilindrada uma mercedes E 55 AMG o carro nunca saiu de Brasília-DF apareceu uma multa no interior de São Paulo na contramao DER o que devo fazer queria uma sugestão por favor me ajudem.

  7. apareceu uma multa pra mim a qual dizia estar em curitiba numa quinta feira a tarde … solicitei a foto ao dnit onde esta comprovada a diferenca dos veiculos. entrei com recurso com fotos, b.o., descrição do parecer e estou aguardando resposta …

  8. Boa Tarde,

    Estou passando por um problema bem similar, recebi uma multa em um local muito distante de onde resido e jamais fui para o mesmo.

    Tenho uma duvida, devo começar todo o processo já com o acompanhamento de um advogado, tendo lido que teria de pagar por placas novas e por demais custos que possam vir acho isso absurdo…

    Obrigado desde já

    1. Bom dia!
      Creio que o primeiro passo seja recorrer da multa e abrir possibilidade de clone de seu veículo. A multa tem imagem do carro? Nesse caso é possível identificar o clone e a divergências de características entre o veículo multado e o seu. Quanto a contratação de advogado, fica a seu critério, pois não há a exigência, mas por vezes buscar auxílio com profissional qualificado no assunto interfere no êxito ou no andamento do processo. A questão de placas varia de Estado para Estado, alguns não tem essa possibilidade de troca de placa, que é o caso aqui no RS.

Deixe um comentário

