Trocas de Natal

Fonte: www.fcnoticias.com.br
Fonte: http://www.fcnoticias.com.br

 

Quem nunca ficou cheio de dúvidas na hora de comprar o presente de Natal? Será que serve? Será que vai gostar da cor? Ou então, será que vai gostar do que dei, vai ser útil?

E toda vez que falamos isso ao vendedor da loja, prontamente vem a “máxima”: qualquer coisa pode trocar!!!

Isso já se tornou tão comum e uma tão frequente no comércio, que achamos que isso é uma obrigação do comerciante, não é mesmo?

Pois é… mas não é!!!

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a troca do produto somente é obrigatória em casos de defeito ou vício do produto. Ou seja, em caso de troca de tamanho, cor, modelo, ou até mesmo por outro produto (caso você não tenha gostado do presente que recebeu), não são exigíveis pela lei consumerista.

Essa obrigação somente existirá, se o vendedor informar ao consumidor que é possível a troca nesses casos ou então se constar etiqueta no produto afirmando essa possibilidade (etiquetas que normalmente identificam o cupom fiscal e prazo para a troca – já igualmente tradicionais no comércio).

Cabe destacar, que embora tenha se consagrado essa prática, não são todos os estabelecimentos comerciais que adotam essa postura. Por isso, sempre que tiver dúvidas ou que for comprar um presente, certifique-se que a troca é possível mesmo nos casos em que o produto não apresentar qualquer defeito.

Importante também destacar que as regras para que essa troca seja feita são estabelecidas por cada fornecedor, já que tal postura não é exigível legalmente. Por isso atente-se as datas e demais condições.

Fonte: g1.globo.com
Fonte: g1.globo.com
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s