A importância de conferir a FATURA

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Muitos de nós, senão a grande maioria, recebe suas faturas e olha no máximo vencimento e valor. Não tendo nenhum valor muito diferente do normal, nem conferimos a fatura. Nem analisamos os itens que estão sendo cobrados.

Infelizmente não é tão impossível e tão incomum a inclusão de serviços e itens não contratados/solicitados pelo consumidor. E por esta razão e pelo entendimento dos Tribunais de que o longo período de cobrança não questionada presumi a contratação, seguem algumas dicas e orientações para você se proteger e evitar maiores complicações.

Primeiro ponto que você deve conferir:

– na verdade antes de você passar a fazer a conferência de sua conta É ESSENCIAL que você conhece bem os SERVIÇOS E PLANOS CONTRATADOS, assim você saberá quais seus direitos: minutos de ligação, tipo de ligação, velocidade de internet, acesso limitado ou não, canais de tv a cabo, planos de redirecionamento de ligações, envio de mensagens, …. e por aí vai.

– nome do titular da fatura: é importante conferir se seu nome que consta na fatura. Provavelmente tenha se questionado:internet-42584_640 mas o nome? Sim, isso mesmo. As vezes por trocas de planos ou disponibilização de cortesia, a fatura passa a vir em nome de outra pessoa da residência ou local de trabalho. Além disso, podem haver falhas na entrega dos correios, e você não vai querer pagar a conta de outras pessoas por engando né?! Já é difícil pagar as nossas, que dirá começar a pagar a conta dos outros.

– período de referência: toda fatura consta o período de referência que você está pagando. Normalmente em destaque o mês e ano, mas há também a informação detalhada do período (dia/mês/ano) em um campo menor. Você vai encontra dia/mês/ano a dia/mês/ano. Essa informação é importante para verificar se não está havendo cobrança em duplicidade, ou seja, você pode estar pagando duas vezes pelo mesmo período. E além disso, é importante sempre que você solicita uma troca de plano ou serviço, pois a cobrança deve ser proporcional e a alteração deve ocorrer do dia da solicitação em diante.

– detalhamento de serviços: verificar se estão sendo cobrados somente o serviço que você contratou. Verificar se todos os valores cobrados referem-se a solicitações que você foi. Algumas vezes são incluídos serviço com um valor bem reduzido, os quais você vai pagando sem perceber.

– valor cobrado pelos serviços: importante verificar se o valor do serviço cobrado confere com o valor que você contratou o que lhe foi oferecido. Não é difícil a “promessa” de valores que não se confirmam no momento da cobrança.

– confira os telefones vinculados à fatura (faturas de telefonia), os pontos incluídos (em caso de TV a cabo), ….

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Conferida sua fatura, achou alguma irregularidade, conteste junto à operadora/prestadora de serviço. Caso ainda você ainda não tenha pago, a operadora normalmente encaminha para análise gerando fatura ajustada com novo vencimento, de forma a não interromper o serviço nem gerar incidência de juros. Mas se você já pagou, conteste mesmo assim, pois a cobrança indevida deve gerar crédito em fatura futura.

E sempre que você fizer contratações, trocas e contestações ou solicitações, siga as orientações que passamos no post: Cuidados que o consumidor deve ter ao procurar call center, atendimento via chat e e-mail

Fontes das imagens:

(1) – www.faetec.rj.gov.br

(2) – www.oempreendedor.net

(3) – www.fkdk.com.br

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