CUIDADOS QUE O CONSUMIDOR DEVE TER AO PROCURAR CALL CENTER, ANTENDIMENTO VIA CHAT E E-MAIL

Cada dia se torna mais comum o atendimento ao consumidor via telefone ou via chat pela internet. O atendimento presencial, em estabelecimento comercial, em especial no caso de prestação de serviços, tornou-se exceção.

E sempre fica aquela insegurança do consumidor ao buscar esses canais, pois o que foi falado e combinado entre consumidor e atendente, parece ficar somente entre os dois. E todo mundo já se perguntou: como vou provar que ele(a) me disse isso? Prometeu que seria dessa forma?

Sim… é verdade que no atendimento do call center ouvimos a “famosa” gravação: “essa ligação está sendo gravada e se necessário poderá ser solicitada” ! Mas ainda sim, fica a dúvida. E alguns de nós já precisou, e provavelmente teve como resposta: “somente mediante solicitação judicial”!

E por essas razões, segue algumas dicas e cuidados que nós consumidores podemos ter pra que se tenha relativa segurança e se crie elementos capazes de gerar um presunção do direito que se busca garantir.

CALL CENTER – ATENDIMENTO PELO TELEFONE

– Sempre que buscar o atendimento via call center, anote todos os nº de protocolo, data e horário do atendimento e nº pra o qual ligou.

– anote também observações e informações resumidas do que lhe foi informado e do que foi contratado/combinado. Preferencialmente com a indicação de protocolo e datas, sendo possível relatar-se cronologicamente os fatos ocorridos, sempre que o problema foi objeto de várias ligações ao mesmo serviço de atendimento.

– também é sugerido que se anote o nome do atendente.

CHAT OU ATENDIMENTO ON LINE

– quando buscar atendimento via chat (pelo qual eu tenho maior “simpatia”), imprima as telas do atendimento, sempre com indicação de data e horário do atendimento. Além disso, não pule qualquer item da conversa, salve as telas na sua íntegra, cuidando pra que verifique-se a sequência do atendimento.

– nesses casos eu aconselho que você sempre tenha um documento do word aberto. Faça seguidas impressões da tela (tecla PRINTSCREEN) do computador e cole no word.

– outro cuidado, é em relação a data e horário, que pode ser comprovada se você fizer esse procedimento com o mouse posicionando no canto direito da tela, sobre o relógio (caso essa informação já não conste no diálogo o na parte inferior da tela de seu micro.

– devido a possibilidade de registro pelo próprio consumidor do atendimento pelo chat (conforme dicas acima), tenho a preferência por essa via. No entanto, infelizmente não são todos os locais que nos oferecem essa via.

printscrenn

E-MAIL

– além dessas opções, as vezes, também temos ao atendimento da nossa solicitação pela via do e-mail. Outro meio que também facilita ao consumidor, pois ele consegue produzir prova de sua solicitação.

– nesse caso, sempre que o atendimento se estender e for necessária a troca de mais de um e-mail, responda e envie suas solicitações utilizando o e-mail anterior. Desta forma, fica registrada a sequência do atendimento e solicitações, bem como do retorno do fornecedor, com o registro de data e horários.

Anúncios

Um pensamento sobre “CUIDADOS QUE O CONSUMIDOR DEVE TER AO PROCURAR CALL CENTER, ANTENDIMENTO VIA CHAT E E-MAIL

  1. Pingback: A importância de conferir a FATURA | fernandapassini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s