Vai alugar um veículo? Cuidados, direitos e dicas!

As vezes você faz uma viagem e não quer depender de táxis, transfer’s ou meios de transporte coletivo… Resolve que vai alugar um veículo e fazer seu próprio destino…

Mas como tudo, sempre é bom ter alguns cuidados, conhecer seus direitos e buscar algumas dicas com quem já viajou pro lugar ou com quem costuma alugar carros.

Então segue lá:

O primeiro passo, antes de alugar um carro, é verificar junto a empresa todas as suas exigências, tais como: limite de cartão de crédito que ficará bloqueado, seguro, quilometragem contratada, questões de combustível, cobrança de taxa de limpeza do veículo, valor por quilômetro excedente, exigência de idade do condutor ou de período de habilitação, taxa pela devolução em local diverso do que retirou …

Além disso, para evitar constrangimentos e contratempos, verifique se a documentação do veículo está em dia.

Quanto ao seguro, certifique-se quais suas condições e coberturas, pois o seguro total nem sempre está incluído na tarifa básica. Para sua maior tranquilidade, vale a pena  optar pelo seguro total, que inclui reembolso para colisão, roubo, furto, incêndio e danos a terceiros, sem franquia.

Cadastre todos os motoristas que vão dirigir.

Faça uma vistoria minuciosa na lataria, no interior e nos acessórios do veículo. Abra o porta-malas e veja se o estepe está em bom estado e se as ferramentas para a troca de pneu estão lá. Exija uma vistoria completa e um recibo atestando suas condições para que não sejam feitas futuras cobranças.

Se estiver viajando com crianças, peça cadeirinhas de acordo com a idade.aluguel de carro

Quanto as infrações de trânsito, você é responsável somente pelas infrações que cometer durante a locação. Dê “baixa” no veículo, registrando a data e hora da devolução, exigindo para si, um comprovante.

Caso o veículo apresente algum problema mecânico, a empresa deverá substituir imediatamente o carro ou lhe prestar assistência, durante eventual conserto.

Sempre busque ter comprovantes que possam lhe proteger/garantir seu direito em caso de necessidade de futuras demandas judiciais. Solicite uma cópia do contrato, tenha os recibos de retirada e entrega do veículo, bem como vistoria das condições do veículo. Se quiser, você pode inclusive registrar as condições do veículo por meio de fotografias, não deixando qualquer dúvida. Pequenos detalhes e cuidados que podem evitar problemas no futuro.

Agora… BOA VIAGEM!

Anúncios

Um pensamento sobre “Vai alugar um veículo? Cuidados, direitos e dicas!

  1. Pingback: Plano de Férias | fernandapassini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s