Pets – Posse Responsável

Hoje resolvi fazer um post que trata de um tema abordado por muitas áreas e não só aqui no Direito.

Falar sobre posse responsável de nossos bichinhos de estimação é debater sobre sua saúde, suas condições de habitação, sua guarda e proteção, sua responsabilidade em relação às demais pessoas. Enfim, vários aspectos envolvidos.

Aqui, no campo do Direito, podemos conversar tanto no aspecto de cuidados com os bichinhos (ponto de maus tratos aos animais), bem como no aspecto de responsabilidade em relação ao convívio de nossos animais com as demais pessoas.

É sobre este último ponto, que quero tratar hoje – nossa responsabilidade sobre os atos praticados pelos nossos animais de estimação, que possam geram algum dano/lesão ao outra pessoa.

Qualquer ato praticado por nosso pet e que gerar dano a outra pessoa, terá como conseqüência/resultado nosso dever de indenizar o prejuízo sofrido. Sendo assim, temos que ter cautela ao passearmos com eles na via pública, bem como no local onde eles habitam. Esta responsabilidade é ainda maior aos donos de cães de raças mais ferozes e de maior porte. O dano pode ser maior e algumas vezes até irreparável financeiramente.

Devemos lembrar que nós somos responsáveis por nossos bichinhos e por todos os atos por eles praticados, e não atribuir a eles a culpa. Devemos treiná-los adequadamente e lhes fornecer todos os cuidados de que merecem. A personalidade de nosso animalzinho é também reflexo da forma em que os tratamos.

Assista o vídeo abaixo. Ele ilustra bem o tema abordado acima, trazendo o relato de casos judiciais, bem como dicas de como agir em caso de ataques de cães ferozes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s