Vai viajar pro Exterior? E o Passaporte? Já fez?

Você resolveu viajar e o destino é no Exterior. Está preocupado com: passagens aéreas, hotel, pontos turísticos, restaurantes, costumes do local… enfim muita coisa pra organizar. E agora você lembrou: não tenho PASSAPORTE! Por onde começar? O que fazer? Novas dúvidas surgem! Mas fique tranqüilo, obter o Passaporte não é tão difícil assim e, pensando em facilitar sua vida, segue abaixo algumas dicas.

O Passaporte é emitido pela Polícia Federal e os primeiros passos a serem dados podem ser realizados pela internet: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte. O site é de fácil compreensão e tem o passo a passo.

Mas já que estamos falando nisso, já antecipo como proceder, a documentação necessária e os dados gerais que você deverá informar.

O primeiro passo é acessar o link acima referido e efetuar o preenchimento do formulário eletrônico no próprio site.

São quatro fichas no total, nas quais você informará seus dados básicos (nome completo, nome dos pais, data de nascimento, sexo, estado civil, nacionalidade e local de nascimento), dados referentes a sua documentação (dados da Carteira de Identidade, CPF, título de eleitor), profissão e endereço, inclusive e-mail e telefone.

Além destes dados, na última ficha você irá selecionar o local/posto da Polícia Federal em que você quer ser atendido para que apresente a documentação (toda original) e tire a foto para o Passaporte. Estes são os dados exigidos para a grande maioria. Casos específicos exigem complementações.

Agora é só enviar o formulário e o sistema irá gerar guia para pagamento da taxa de expedição do documento, bem como o número do protocolo de seu pedido.

Depois de paga a guia(observado o prazo de vencimento), dependendo do local que você selecionou, é necessário também o agendamento de data e horário de atendimento. No próprio site há um link para que você informe o local escolhido, o nº de seu protocolo e data de nascimento, procedendo, se necessário, o agendamento.

Cumpridas estas etapas, saiba quais os documentos que você terá que apresentar na Polícia Federal, relembrando que você deverá levar os documentos originais, não sendo aceito cópias.

– Documento de Identidade (maiores de 12 anos), podendo também ser aceitos: Carteira de Habilitação, Carteira Profissional, entre outros. Para menores de 12 anos, será apresentada a Certidão de Nascimento.

–  título de eleitor e comprovante de votação na última eleição ou termo de quitação eleitoral (este pode ser obtido no site do Tribunal Superior Eleitoral – www.tse.jus.br)

– comprovante de pagamento da taxa emitida após preenchimento e envio on line do formulário (não pode ser comprovante de agendamento de pagamento).

– CPF (se você não possui mais o cartão do CPF, basta que ele conste em seu documento de identidade ou emitir comprovante que pode ser obtido no site da Receita Federal – www.receita.fazenda.gov.br)

Apresentados os documentos, será fornecida data a partir da qual você poderá retirar seu passaporte. Só não se esqueça de buscá-lo em até 90 dias após esta data, pois do contrário o mesmo será cancelado.

Pronto! Agora é só arrumar as malas e boa viagem!

Anúncios

Um pensamento sobre “Vai viajar pro Exterior? E o Passaporte? Já fez?

  1. Pingback: Como e onde fazer seus documentos! « fernandapassini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s