COMPROU UM CARRO 0 KM? APRESENTOU DEFEITO?

Infelizmente a traquilidade em adquirir um carro zero km não é mais a mesma de tempos atrás. Antigamente, quando se adquiria um carro zero, todos pensavam: “Tão cedo não me preocupo com a mecânica do veículo! Posso transitar tranquilo…tenho um carro zero e não preciso me preocupar com a segurança e o funcionamento dele… está em perfeitas condições! Estas também eram as justificativas para adquirir o carro novo e não um seminovo ou usado, embora tamanha a desvalorização no mercado assim que retiramos da concessionária. Velhos tempos…

          De acordo com levantamentos realizados, o carro novo não é mais sinônimo de tranquilidade para o comprador. Só no ano passado (2010), segundo o Ministério da Justiça, quase dois milhões de veículos zero quilômetro apresentaram algum tipo de defeito, o que corresponde a 58% do total de automóveis vendidos no mesmo período.

          Sendo assim, muitos consumidores tem frustradas as expectativas quando da aquisição de seu veículo e o mesmo apresenta defeitos, o que ocorria muito raramente. Tal fato tem como reflexo processos judiciais, nos quais os consumidores buscam o ressarcimento/indenização pelo dano causado. Porém muitos ainda desconhecem seus direitos, e foi pensando nisso que a revista eletrônica semanal do Superior Tribunal de Justiça, o STJ Cidadão, resolveu mostrar aos consumidores o que devem fazer para não ficar no prejuízo. Entre outros pontos, alerta que na Justiça, os consumidores possuem o benefício chamado de inversão do ônus da prova, pelo qual transfere-se para a empresa a obrigação de provar a inexistência do defeito/problema. Se esta não conseguir afastar as alegações do consumidor da existência do problema, a montadora ou concessionária devem indenizar o consumidor.

          Veja o vídeo realizado pelo STJ que alerta os consumidores e passa algumas orientações sobre esta situação através do link abaixo:

http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=446&tmp.texto=102365

 O STJ Cidadão pode ser visto na TV Justiça. O programa inédito vai ao ar aos sábados, às 20h, e as reprises são transmitidas aos domingos, 05h30, às segundas, 20h30, e às quintas,12h30.

           Sendo assim, não deixe de buscar seus direitos! Junte toda a documentação (nota fiscal da compra do veículo, ordens de serviço da concessionária, comprovantes de encaminhamento para chamado de recall, se for o caso, …) Procure um profissional de sua confiança e converse com ele sobre seu caso, você pode ter ressarcido o prejuízo sofrido!

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2 comentários sobre “COMPROU UM CARRO 0 KM? APRESENTOU DEFEITO?

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