DICA DE HOJE – PREVIDENCIÁRIO

Durante todo o período de trabalho e contribuições ao INSS, você deve guardar com todo o cuidado sua Carteira Profissional, Termos de Rescisão de Contrato, Cópia de Ficha de Registro de Empregado e, principlamente, seus carnês de INSS em que realizaste os pagamentos para um dia buscar sua aposentadoria.

Podem haver falhas no sistema, bem como falhas na comunicação realizada no ato do pagamento. Basta que um só número de seu identificador perante ao INSS seja digitado errado para que este pagamento não entre no sistema como uma conribuição sua. Cada recolhimento e período é de extrema importância quando chegada a hora de encaminhar sua aposentadoria. Lembre-se que há um período mínimo de contribuições para que você se aposente, seja por idade ou por contribuição.

Além disso, mesmo quando você já estiver aposentado, recomenda-se que todos os documentos utilizados em seu processo de aposentadoria sejam guardados por 10 anos. O INSS regularmente seleciona estes processos para controle de irregularidades. Sendo assim, se o seu processo for um dos fiscalizados e estiver faltando qualquer documento ou até mesmo restem apenas alguns pontos que gerem dúvida, você será chamado para apresentar toda a documentação novamente. Se você não tiver mais estes documentos e por qualquer motivo não constem no cadastro do INSS, você poderá até perder sua aposentadoria, e em alguns casos, restituir o valor já recebido.

Tenha sempre cautela com sua documentação, pois são de extrema importância e validade.

Abraço

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s